Sistema ERP – o que é, para que serve e como ocorre sua implantação

  • 28/08
  • Tecnologia
O ERP é caracterizado por ser um sistema capaz de reunir e consolidar os dados dos diferentes processos de uma empresa, independentemente de seu porte, permitindo para o gestor a possibilidade de visualizar todas as transações que foram realizadas pela empresa. Isso desenvolve e otimiza um grande cenário para a empresa. 
 
Os sistemas ERP são desenvolvidos para dar resposta instantânea caso surja novas necessidades que não tinham sido previstas no percurso, como a falta de determinados produtos no estoque ou o aumento dos encargos trabalhistas. Dessa forma, o gestor pode tomar decisões mais inteligentes e assertivas, direcionadas para cada um dos problemas que surgirem.
 

Implementação de ERP

 
Um ERP não é um programa que você pode baixar na internet e instalar em segundos, sua implantação leva tempo, podendo se estender de semanas a meses. Isso porque ele precisa ser implantado em todos os departamentos da sua empresa. 
 
Sua implantação geralmente segue essas cinco etapas:
• Integração da infraestrutura
• Migração de Dados
• Treinamento de pessoal
• Integração de departamentos
• Testes de segurança
 
Para um ERP não existe uma fórmula mágica. Cada empresa tem a sua própria fórmula de implantação e sucesso. 
 
Algumas empresas operam muito bem com um sistema ERP online, com os aplicativos e funcionalidade sempre ao alcance aonde estiver. Outras já optam por utilizar um sistema de software instalado no próprio computador. Indiferente dos métodos, o importante é buscar o que melhor se adapta as necessidades da empresa e da equipe que trabalha na sua empresa. 
 
Assim, você poderá tomar as melhores decisões sobre esse tema em equipe e colocar os colaboradores em sintonia. Isso permitirá que você possa otimizar o processo e extrair o máximo da ferramenta para fazer o gerenciamento da sua micro ou pequena empresa.
 
Agora que você já conhece um ERP, que tal implantar um na sua empresa e começar a otimizar seu tempo e alcançar os resultados que tanto almeja?
 
Conheça no sistema:
 

BUSCA

CATEGORIAS

Entre em Contato

Alterar Curriculo Remover
captcha